31 Mar 2020 06:41
Logo Lêaí

Nova etapa de vacinação contra o sarampo

Em Taquara período vacinação começou na segunda

Seguindo um cronograma do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Taquara deu início, na última segunda-feira (10), a uma nova campanha de vacinação contra o sarampo. Visando a ampliar o acesso da população às doses disponibilizadas pelo município, o Dia D de vacinação será realizado no próximo sábado (15).

A primeira etapa da campanha de vacinação, que seguirá até o dia 13 de março, é voltada as crianças e jovens, com idades entre cinco a 19 anos, não vacinados e também aqueles que não concluíram seu esquema de vacinas tríplice viral (que protege do sarampo, caxumba e rubéola).
Em Taquara serão disponibilizadas, neste primeiro momento, pouco mais de duas mil doses da vacina, a maior parte delas pode ser encontrada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Piazito – responsável pelos atendimentos em pediatria e sala de vacinação. O horário de expediente do Piazito é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
As outras doses estarão disponíveis nas UBSs dos bairros Mundo Novo, Empresa e Santa Teresinha. O horário de atendimento nestes locais é das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira.
O Dia D de vacinação, que ocorrerá no sábado (15), será realizado nas unidades básicas de saúde dos bairros Mundo Novo e Empresa, e no Piazito, no horário das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h.
O que é sarampo? O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Os principais sintomas do sarampo são:
– febre acompanhada de tosse; 
– irritação nos olhos; 
– nariz escorrendo ou entupido; 
– mal-estar intenso; 

 Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Foto: Cleusa Silva

nova-etapa-de-vacinacao-contra-o-sarampo--1
tópicos
vacinação
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Destaques


Geral 13 horas atrás

Prefeitura recebe doação de calçados

Eles foram doados pela Calçados Beira Rio S/A e pela Calçados Innova [...]

Saúde 20 horas atrás

Hospital cria campanha para arrecadar recursos

Fundos serão usados para a compra de itens de proteção para os profissionais e para pacientes [...]

Cidades

Cidades 3 dias atrás

Acesse a edição 1041 do Jornal Lê Aí

Leia seu jornal na palma da mão [...]

Cidades 5 dias atrás

Câmara de Igrejinha aprova descontos no IPTU

Projeto foi aprovado por unanimidade, aumentando prazos e concededo descontos para pagamentos do IPTU em razão da pandemia [...]

Cidades 5 dias atrás

Prefeitura de Três Coroas pede consumo consciente da água

Nível do rio está bem abaixo devido a estiagem [...]