Lê-aí | Bastidores da Redação: Esportes Olímpicos

Bastidores da Redação: Esportes Olímpicos

ESPORTES OLÍMPICOS
Em Tókio está acontecendo as Olimpíadas e no início da semana o Brasil conquistou um feito histórico com a pequena Rayssa, a Fadinha, que com 13 anos conquistou medalha de prata no Skate Feminino. Se isso por si só já não é um grande feito, tenho dois destaques para fazer à Fadinha do Skate, que ganhou esse apelido após um vídeo seu, aos sete anos, mostra ela fazendo uma manobra usando uma fantasia de fada. Mas, detalhes à parte, Rayssa pediu aos fãs que não fizessem nenhuma recepção na sua chegada à Imperatriz do Maranhão para evitar aglomerações. Esse é o primeiro ponto. O segundo é que a menina não quis posar para fotos com políticos locais. A justificativa da garota é que eles não a incentivaram quando ela começou. 
Sabemos que o skate é um esporte que foi marginalizado e nem sempre é visto com bons olhos, mas é fato que a modalidade cada vez ganha mais espaço e neste ano chegou às Olimpíadas e fez da pequena Rayssa a medalhista mais jovem do Brasil. Caso tivesse ficado com o ouro, seria a mais jovem a vencer uma modalidade nas Olimpíadas em toda a história. 
Podemos ter muitas Rayssas aqui na região, assim como temos muitos atletas que foram para o futebol, futsal, mas é preciso que haja incentivo. Em Nova Hartz, por exemplo, na última sessão da Câmara o vereador Sidnei da Cruz disse que foi procurado por jovens do município que pediam a reforma da pista de skate da cidade. A pista não recebe uma atenção faz bastante tempo e a juventude merece o reparo para que, como relatou o vereador, não precise ir para outras cidades praticar esportes. 
E ainda no esporte, mas fugindo um pouco das modalidades mais típicas, o Igrejinha vem se destacando no cenário de jogos eletrônicos. Na última semana o time disputou as quartas-de-final da Copa do Brasil de Fifa 21 promovida pela Liga Brasileira de E-Sports. 
Outro assunto relacionado ao esporte discutido em Nova Hartz é a inclusão de uma emenda no PPA (plano plurianual). Entre as 18 emendas feitas ao projeto, uma delas sugere a criação de um complexo de esportes com pista atlética. É uma bela sugestão para colocar no planejamento para que, quem sabe, em quatro anos seja feito esse investimento no município. Com certeza quem ganha é a comunidade.

FRIO E NEVE
A mudança de clima foi muito brusca na última semana e chegou a nevar, como já prometiam os meteorologistas desde a semana anterior. A neve foi forte na Serra, em Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Chico. Em Caxias do Sul o Alfredo Jaconi parecia um estádio europeu. O frio levou muita gente à Serra mesmo no meio da semana. 
Na região também fez muito frio e em Riozinho o prefeito Marquinhos saiu à noite para fazer um vídeo na neve que caiu na cidade. No interior chegou a acumular 10 centímetros de gelo. Outros lugares também registraram imagens esbranqueadas com neve. 
Mas se a neve foi o atrativo, quem deu show mesmo foi a solidariedade. Em Parobé, Taquara e Igrejinha, por exemplo, serviços de assistencia social dos municípios abriram as portas para proteger as pessoas do frio. parabéns a todas administrações que se preocuparam com pessoas desabrigadas.

CAMPANHAS DE AGASALHO
Neste momento é importante lembrar que existem por todo canto campanhas do agasalho. Em Nova Hartz ocorreu que estão lançadas duas campanhas, uma pela Prefeitura e uma de um grupo de moradores com apoio do comércio. São duas campanhas distintas mas a proposta é a mesma: ajudar quem precisa. 
Igrejas, prefeituras, ongs e até estabelecimentos comerciais, por conta própria, fazem arrecadação, mas não adianta ter dezenas de campanhas se não houverem doadores, por isso ajude. Eu acredito que a grande maioria das pessoas tenha condições de doar ao menos um casaco que não usa mais, uma calça, um tênis que não serve. Cobertas e cobertores também fazem toda a diferença para que não tem. Então, amigo leitor, se você tiver condições e puder, procure alguma campanha aí na sua cidade e faça sua parte, contribua e ajude a tornar o inverno de alguém um pouco menos rigoroso.