26 Jun 2019 23:40
Logo Lêaí

Projeto de lei prevê proibição de Canudos de plástico em Igrejinha

projeto-de-lei-preve-proibicao-de-canudos-de-plastico-em-igrejinha-1

Foto: Divulgação

Um projeto de lei de autoria do vereador Dirceu Linden Junior (PSD) foi apresentado na Câmara de Vereadores de Igrejinha e prevê a proibição do fornecimento de canudos plásticos em bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos comerciais da cidade. A proposta é que se substituam os canudos de material plástico, que são tão comuns, por matérias-primas biodegradáveis que não tenham um impacto tão grande no meio ambiente.

Segundo o autor da proposta “os canudos plásticos levam 1 minuto para serem fabricados, ficam em uso por 5-15 minutos e depois vão levar 100-200 anos para se decomporem”. O objetivo do projeto é muito mais educativo do que punitivo e visa buscar alternativas à “cultura do plástico” tão presente no nosso dia-a-dia. Existem diversas alternativas de materiais que podem substituir o plástico e com um impacto ambiental infinitamente menor.

A proposição se encontra sendo analisada pelas comissões e, se aprovada na Câmara, segue para sanção do prefeito. A ideia é que os estabelecimentos tenham até 180 dias para se regulamentarem a partir da publicação da lei e a multa estabelecida para quem descumpri-la é de aproximadamente R$ 200,00. A proposta, além de ser uma tendência mundial, segue uma preocupação cada vez maior da região, que já teve projetos de proibição dos canudos plásticos aprovados em várias cidades vizinhas como Taquara, Três Coroas e Gramado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.