19 Oct 2019 16:35
Logo Lêaí

Resenhas: Vencedores e perdedores???

resenhas-vencedores-e-perdedores-1

Foto: Divulgação

Todo término de eleição é momento de juntar os cacos, avaliar como foram os candidatos, partidos, coligações e feito múltiplas projeções. A certeza da eleição é a grande renovação feita nas Câmaras por todo país. Já se esperava algo assim e se confirmou, só na nossa a metade dos Deputados Estaduais serão dessa leva. Alguns nomes conhecidos, mas que não se elegeram na eleição passada.

Quem perdeu espaço? Quem se manteve? Quem cresceu?

O MDB e o PSDB foram os que perderam mais espaços nesta eleição. O maior derrotado dessa eleição foi, com certeza, o MDB que permaneceu com 3 estados, apenas 1 se reelegeu. Não conseguiu reeleição em 5 estados. Já o PSDB permaneceu em 3, mas perdeu Paraná, Pará e Goiás. O PT perdeu 2 estados, e mesmo com todo antipetismo conseguiu se manter e venceu em 4 estados. O PSB se manteve com 3 estados,

Alguns partidos tiveram êxito. Por lógica o nanico PSL virou partido grande, ganhou força já na primeira eleição com 3 estados que elegeram novatos, que nunca antes haviam se candidato a nada. O DEM venceu em Mato Grosso e Goiás já no primeiro turno. Ficou com dois estados. Também mantendo dois estados ficou o PSD, que perdeu nos dois estados que governava, mas venceu dois novamente.

PSC (2 estados) e Novo (um estado) também elegeram novatos. Destaque para esses dois partidos, onde um passou a ter o comando da terceira maior população do Brasil e o outro ganhou Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, respectivamente.

A lista termina com quatro partidos que tiveram vitórias em 1 estado cada: São eles: PC do B (reeleito no Maranhão), PDT (que ficou em terceiro na disputa presidencial, mas que perdeu em dois estados e ficou somente com a reeleição do Amapá), PHS (Reeleito no Tocantins) e PP (que venceu no Acre).

Obra da EMEI Azaléia

Visitamos a bela escola de Educação Infantil de Parobé na manhã de ontem, acompanhando uma comissão de vereadores. Estavam presentes a Vereadora Maristela (PT), Vereador Gilberto (PRB), Vereador Dari (PROS) e o Vereador Alex (PR). Além do assessor parlamentar Leonel Bernardo, do engenheiro responsável Willian e da diretora Sandra.

Louvável a atitude da Prefeitura em reformar aquele local, que desde que foi construída não passou por grandes consertos, apenas reformas pontuais. Na semana que vem vamos olhar os projetos e trazer a público a situação da obra e a reclamação dos vereadores.

Bote Fé

O Jornal Integração e o portal leai.com.br está apoiando o evento Bote Fé, da Igreja Católica. Ontem fizemos a primeira live divulgando o evento. Entra na nossa página e olha o vídeo. Muito legal.

"Este conteúdo é de responsabilidade de seu idealizador, não expressando a opinião do jornal."
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Destaques


Geral 1 dia atrás

Saque do FGTS começa a ser pago hoje para não-correntistas

Agências de Parobé e Taquara estarão abertas também no sábado, para atendimento exclusivo do FGTS [...]

Educação 3 dias atrás

Inep divulga hoje os locais de provas do Enem

Recomendação é que estudante imprima cartão de confirmação [...]