26 Jun 2019 23:05
Logo Lêaí

Três Coroas a Cidade Verde

tres-coroas-a-cidade-verde-1

Foto: Dário Gonçalves - Divulgação

A segunda cidade mais antiga do Vale do Paranhana, é conhecida como a “Cidade Verde” apelido dado por ser um berço de belezas naturais, o que faz da cidade um espaço de prática dos mais diversos esportes de aventura, turismo e preservação ambiental.

E por falar em Cidade Verde, esse é um título para ostentar e também para evidenciar a responsabilidade de todos seus habitantes e visitantes, no intuito de preservar e respeitar as belezas naturais da cidade, e consequentemente promover a qualidade de vida daqueles que vivem em Três Coroas.

A natureza e a preservação fazem parte da identidade da cidade, estando presente também, nos eventos culturais. Tanto que vários eventos levaram e levam o título de cidade verde no nome, por exemplo, Festival de Bandas de Rock Cidade Verde, Trilha de Jipeiros Cidade Verde, Copa de Futebol Cidade Verde.

O Rio Paranhana também está ligado à história da cidade, sendo um importante meio turismo e práticas de esportes de aventura. O Rio corta a cidade, e em razão disso, em 2008 foi feita uma trilha com a intenção de reaproximar o rio das pessoas.

A trilha é feita de deques de madeira nas duas margens do rio possibilitando que os turistas e moradores, fazer desse local um ponto de encontro e um símbolo da cidade. E como falar de Três Coroas sem pensar no Parque das Laranjeiras, o Centro Budista, as práticas de rafting, tirolesa, rapel, canoagem, desafios da natureza e todas as outras belezas naturais.

Três Coroas assim como as demais cidades do Paranhana tem sua origem por colonizadores alemães, que chegaram na região em meados do século 19. A partir disso, a cidade se desenvolveu com uma pluralidade cultural e étnica, que também recebeu e recebe pessoas de todos os lugares do Estado e do País.

No início dessa história Três Coroas, já foi conhecida como Linha dos últimos Alemães, Vale ou Colônia de Santa Maria de Cima e Santa Maria do Mundo Novo. A partir da criação do 4° distrito de Taquara, em 1904, simplesmente Mundo Novo. O município foi criado pela Lei n° 3741 de 12 de maio de 1959, e a transferência de administração do ex-distrito de Três Coroas para a Comissão Emancipadora foi realizada no Gabinete do Prefeito de Taquara no Dia 15 de Junho de 1959.

Seja pelo título de “Cidade Verde”, pelas belezas naturais, pelo potencial turístico ou pela população acolhedora e, principalmente, batalhadora, Três Coroas se coloca como um oásis de natureza exuberante e preservação ambiental. Parabéns, Três Coroas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.