21 Jul 2019 14:02
Logo Lêaí

A música e o cinema

a-musica-e-o-cinema-1

Foto: Divulgação

A música está ligada ao cinema ao muito tempo. Quando assistimos um filme, podemos marcar um trecho dele pela música que tocou ao fundo e, dessa forma, você pode a seguir ouvindo para lembrar daquele filme ou série.

Mesmo na época do cinema mudo, a música já era incorporada, através de pianistas durante uma exibição, e, mais tarde, com a incorporação de uma faixa de áudio. De lá pra cá, as coisas mudaram muito, porém, o uso da música para ajudar na narrativa continua. Atualmente ela é trilha sonora do filme, ajudando a criar um clima para alguma cena. Para isso, os diretores costumam recorrer para alguma composição original.

Existem vários casos em que, mesmo que a música não tenha sido feita para o filme em questão, foi incorporada e o resultado foi fantástico. No filme Logan, a música The Man Comes Aroun de Johnny Cash apresenta as consequências daquele mundo. A letra fala sobre o apocalipse que se aproxima, e que, quando a hora chegar, todos irão pagar pelos seus atos.

O filme Bastardos Inglórios nos traz a música Cat People (Putting Out The Fire) de David Bowie. Ela fala sobre a personagem principal, desejos, instintos e dominação. No filme, ela reforça o sentimento de vingança, ganhando mais peso, enquanto o personagem está se preparando para colocar o seu plano em prática.

O longa V de Vingança tem a música Street Fighting Man da banda Rolling Stones. Nos créditos finais do filme, a música é tocada, resumindo toda a história. O protagonista, conhecido somente como V, é um anarquista, que pretende derrubar o governo, que possui um caráter fascista. Ele aparece na TV, tentando chamar a atenção das pessoas, matando os responsáveis pelo atual governo e causando um incômodo naqueles que defendem a política inglesa.

A música é, com certeza, além de um acompanhamento em um filme. Ela traz consigo uma mensagem que o filme, às vezes, não traz. Isso também acontece em diversas séries. Em que a música tema, precisa identificar, como é o caso da The Fresh Prince, conhecido no Brasil como Um Maluco no Pedaço. Nela, o próprio ator, Will Smith, canta um pouco da história da série.

Assim, tanto nos filmes, quanto nas séries de TV, é preciso que a trilha sonora identifique e acrescente uma mensagem para quem assiste.

"Este conteúdo é de responsabilidade de seu idealizador, não expressando a opinião do jornal."
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Destaques


Polícia 1 dia atrás

Acidente deixa uma pessoa morta na ERS 115

Colisão entre caminhão e moto aconteceu no quilômetro seis da rodovia [...]

Cidades 1 dia atrás

Parobé instala letreiro

Nome da cidade foi instalado junto ao viaduto de acesso ao bairro Alexandria [...]