24 May 2019 20:49
Logo Lêaí

Artista apresenta trabalho alertando sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças

artista-apresenta-trabalho-alertando-sobre-o-dia-nacional-de-combate-ao-abuso-e-exploracao-sexual-de-criancas-1

Fotos: Joelsom da Rosa

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes . Em alusão à isso, o artista plástico e educador social, Joelsom da Rosa, propôs uma intervenção social que estará exposta a partir de quarta-feira, (15), na cidade de Igrejinha e, (16) na cidade de Canela, nas praças municipais, ficando instalada até o dia 19 de maio.

A intervenção "Morte da Infância" é um convite à sociedade a uma reflexão do nosso real papel enquanto ser humano e cidadão de não se calar e denunciar casos de suspeita de abuso e exploração sexual de menores, para que sejam tomadas as devidas providências, e para que as crianças e adolescentes tenham seus direitos efetivamente garantidos. O foco é a relevância da criança e do adolescente em uma nova visão em campanhas de defesa de direito. Não podemos "colorir" e amenizar a gravidade desta situação

A morte da infância é a morte de sonhos, de conquistas, de vivências e perspectivas de uma vida saudável com direitos garantidos. A intervenção anda na contramão do prospecto de políticas de conscientização governamental, pois o artista e educador social, acredita que as crianças e adolescentes são vítimas e não massa de manobra das políticas de esclarecimentos sociais.

artista-apresenta-trabalho-alertando-sobre-o-dia-nacional-de-combate-ao-abuso-e-exploracao-sexual-de-criancas-2

“Não podemos nos calar. Uma sociedade que omite, torna-se parte da violação, e a omissão colabora com isso”. Afirmou, Joelson.

Uma sociedade alienada quanto a isso, é capaz de cultivar a morte da infância por não querer se expôr ou se envolver, acaba por se calar e, assim, colaborar, mesmo involuntariamente, com os altos índices de abuso que, em sua maioria, acontecem dentro do âmbito familiar ou por pessoas próximas à família.

artista-apresenta-trabalho-alertando-sobre-o-dia-nacional-de-combate-ao-abuso-e-exploracao-sexual-de-criancas-4

Fazer bonito é fazer a sua obrigação enquanto cidadão. Disque 100 ou procure o Conselho Tutelar da sua cidade e denuncie! Não desvie o olhar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Leitor do Vale • 1 semana atrás

Parabéns, boa reflexão!