22 Mar 2019 15:19
Logo Lêaí

Filmes que ajudam a exercitar o senso crítico

filmes-que-ajudam-a-exercitar-o-senso-critico-1

Foto: Internet - Divulgação

Existem vários filmes que, além de entreter, também passam mensagens bastante complexas que trabalham em nossa mente.

Bons exemplos de filmes assim são os filmes mais “culte”. Eles usam realidades alternativas, ficção científica, futurismo e até a história de personagens que viveram ou não entre nós. Tudo isso, para nos fazer criticar e refletir sobre algo.

Esses filmes são ótimos para proporcionar um bom tempo de pausa na vida, de relaxamento e, também, são as opções perfeitas para quem está buscando afinar o senso crítico. Dentre os filmes, temos que lembrar dos mais clássicos, como Laranja Mecânica, Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças e Conta Comigo.

Ao assistir esses filmes, reflita sobre o que cada um te trouxe de bom para sua vida e sua mente. Se caso você já tenha assistido, e não se comoveu, tente olhar de novo e, busque entender a mensagem do filme.

O filme Conta Comigo, embora aparente ser infantil, traz uma mensagem da perda da inocência em um grupo de amigos. Ele é um filme cult que leva emoção para pessoas de diversas faixas etárias.

O Show de Truman te leva a fazer diversas indagações. A pergunta principal que o filme te faz é: Se você descobrisse que a sua vida é uma mentira? Nesse longa, é contata a história de um homem, desde o seu nascimento, como um reality show. Mostrando a sociedade viciada em televisão e seus enredos fictícios, sem nenhum senso crítico, retratando os limites da mídia.

O filme Natureza Selvagem é baseado em uma história real, que mostra a vida de um jovem que saiu de casa para conhecer o mundo. Mas ele acaba encontrando no caminho as alegrias e a dor mais profunda que poderia viver.

Esses filmes fazem com que as pessoas reflitam o seu papel na sociedade e a sua necessidade exercitar o seu senso crítico.

"Este conteúdo é de responsabilidade de seu idealizador, não expressando a opinião do jornal."
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.