22 Mar 2019 15:20
Logo Lêaí

Raízes do Paranhana: Paulo Cesar Mosmann

raizes-do-paranhana--paulo-cesar-mosmann-1

Fotos: Divulgação

As raízes de uma cidade são complexas de pessoas a empresas cada um tem uma parcela de contribuição para a construção regional. E para pensar nas raízes de Parobé, é quase obrigatório, pensar em uma das mais tradicionais empresas da região, a Mossman Alimentos.

Com investimentos em tecnologia, mas também na valorização das pessoas, a empresa cresceu e se tornou referência de qualidade e inovação no segmento de alimentos. Já na entrada da cidade, é possível, perceber a grandeza estrutural de uma das maiores empresas da cidade. Conversamos com Paulo Cesar Mosmann, diretor industrial, que contou um pouco da história da empresa e da sua importância para a região.

1 - Como foi o processo de criação da empresa e porque a escolha em trabalhar com alimentos?

A Mosmann Alimentos iniciou na década de 40, quando o então sócio de serraria em Parobé, Eduardo Mosmann, foi em busca de um novo empreendimento para sua família, vendeu sua parte da sociedade e comprou uma pequena empresa que produzia massas e biscoitos, passando a administrar junto aos seus três filhos, Edésio, Luiz e Paulo. Nascia ali uma nova paixão da família: levar alimentos de qualidade, com sabor caseiro para todos. E este amor pelo ramo da alimentação só cresce desde então. Hoje a empresa está na 4ª geração.

raizes-do-paranhana--paulo-cesar-mosmann-2

2 - Quais as principais dificuldades enfrentadas no início das atividades e como foi o trabalho para superá-las?

Como todo novo empreendimento, os três irmãos tiveram muitas dificuldades, precisaram inicialmente conhecer e desenvolver o processo de fabricação, depois, passaram a enfrentar desafios, desde a aquisição de matérias primas, mão de obra qualificada, busca pelos clientes até o transporte dos produtos nos estabelecimentos. As vendas feitas em mercados próximos eram entregues inicialmente com carrinhos de mão ou carretas de boi. Nos estabelecimentos comerciais mais distantes as vendas eram feitas por caixeiros viajantes, que levavam nas garupas de suas mulas os produtos da Mosmann para diversas cidades do Rio Grande do Sul.

3 - Qual a importância da Mosmann para o Vale do Paranhana?

A Mosmann Alimentos sempre foi e continua sendo muito atuante no Vale do Paranhana, tendo forte atuação de seus diretores e colaboradores no crescimento e progresso da cidade de Parobé e região. Auxiliando em instituições próximas, tais como Sociedade Cultural e Recreativa de Parobé, Grêmio Esporte Parobé, Rotary Club, Igrejas, entidades e comissões, tais como a comissão responsável pela emancipação da cidade de Parobé.

A empresa busca o fortalecimento da economia local, valorizando colaboradores e fornecedores da região, estabelecendo uma forte relação ao longo destes 73 anos, onde juntamente com a rede de relacionamento, prioriza o desenvolvimento de melhorias constantes e inovações, mas sem perder a tradição e o verdadeiro sabor caseiro.

raizes-do-paranhana--paulo-cesar-mosmann-3

4 - No momento da criação da empresa quais eram os objetivos e como pensavam o futuro? Ele chegou como imaginavam ou melhor?

No momento da criação da empresa, acreditava-se que era possível fazer de forma industrial, alimentos gostosos e saudáveis para reunir e saborear em família. E isso sempre foi respeitado e valorizado pela empresa, registrado pelos princípios criados pela mesma para seu direcionamento.

Acreditamos que a união e o esforço de todos foi ao encontro destes objetivos, trazendo melhorias na qualidade de vida e um futuro cada vez mais promissor, onde orgulhosamente nos posicionamos de forma transparente e carinhosa junto ao nosso consumidor, através de nossas Massas e Biscoitos.

5 - E daqui para frente quais são as metas da empresa?

Quando falamos de futuro, temos em mente a busca contínua de qualidade e inovação, sem perder nossa tradição. Respeitamos a história de amor com que a empresa foi construída e queremos transmitir isso em nossos produtos, proporcionando experiências gastronômicas e lembranças queridas de uma marca que há 73 anos coloca o coração em tudo que faz!

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Leitor do Vale • 3 dias atrás

Parabéns a Mosmann e seus administradores

Leitor do Vale • 6 dias atrás

Tenho muito orgulho de ter feito parte dessa empresa, onde nos sentíamos família, não só funcionários. Gratidão e boas lembranças de amigos que lá conheci e junto fizemos nossa parte na evolução dessa grande empresa. Abraços e sucesso sempre a toda equipe que hoje leva sabor e amor a todos lares.