19 Oct 2019 17:44
Logo Lêaí

Traje da corte da Oktober de Igrejinha é inspirado no Outubro Rosa

traje-da-corte-da-oktober-de-igrejinha-e-inspirado-no-outubro-rosa-1

Trio de soberanas da 32ª Oktoberfest de Igrejinha conta com o traje oficial em tons de rosa. Foto: Juliano Arnold

As cores amarelo, vermelho e preto tradicionais da bandeira da Alemanha ganharam um novo tom nos trajes oficiais da corte da Oktoberfest de Igrejinha deste ano. Em sua 32ª edição, a festa buscou inspiração no Outubro Rosa - mês dedicado internacionalmente aos cuidados da saúde preventiva da mulher - para criar os vestidos da rainha e princesas da festa.


Além da preocupação com a saúde da mulher, as vestes da Rainha Jéssica Bischoff e das Princesas Nathália Kinast e Natália Dier traduzem nobreza, feminilidade e alegria, permeadas pela tradição dos trajes típicos alemães.

“A rainha e as princesas se tornam referência por onde passam. A partir daí, juntamos elementos e características típicos, com o fato da festa acontecer em outubro, e assim destacar a importância da conscientização do ‘Outubro Rosa’”, comenta a designer Iôlany Haberkamp, que em conjunto com Rejane e Wilney, da Rewil Confecções, assina a moda da corte pelo quinto ano.

O traje oficial é confeccionado com a cartela de tons de rosa, representando a feminilidade. A base da saia é armada, e o corpo do vestido é ajustado à silhueta e tem delicados detalhes, como aplicação de galões dourados e decote em design arredondado, simbolizando um coração. Ambos são feitos em tafetá.

A gola alta é inspirada na soberania de todas as mulheres, e compõe com a blusa, que é levemente bufante e possui detalhes em guipir. O traje se completa com a sobressaia em renda - onde o vestido da rainha se diferencia das princesas -, todos com aplicações em pedraria. A cintura das soberanas fica marcada com a faixa, finalizada em um laço.

Os trajes oficiais do trio de soberanas foram apresentados dia 8 de junho, durante o evento que escolheu Juraci Weiand como a Seniorin da corte (a representante da terceira idade).

Sobre a Oktoberfest de Igrejinha

Desde 1988 a comunidade de Igrejinha, cidade localizada a 90 quilômetros da capital Porto Alegre, realiza sua Oktoberfest. Três mil voluntários, da cidade e região, trabalham para celebrar a cultura germânica através de shows musicais, gastronomia tradicional, produtos coloniais, chope, jogos germânicos, mostras culturais, desfiles e bandinhas típicas. Em 2019, a festa realiza sua 32ª edição, de 18 a 27 de outubro, no Parque de Eventos Almiro Grings. Informações em www.oktoberfest.org.br.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Destaques


Geral 1 dia atrás

Saque do FGTS começa a ser pago hoje para não-correntistas

Agências de Parobé e Taquara estarão abertas também no sábado, para atendimento exclusivo do FGTS [...]

Educação 3 dias atrás

Inep divulga hoje os locais de provas do Enem

Recomendação é que estudante imprima cartão de confirmação [...]

Cultura

Cultura 3 semanas atrás

O Sexta tem Arte está de volta

CTG Essência Gaúcha se apresenta nesta sexta-feira [...]

Cultura 1 mes atrás

Doralino Souza lança novo livro

Lançamento contará com happy hour em Igrejinha [...]

Cultura 1 mes atrás

Matrix 4 é confirmado e terá Keanu Reeves

Lana Wachowski vai escrever, produzir e dirigir quarto filme da franquia [...]