Logo Lêaí

Nota de R$ 200 entra em circulação

BC planeja colocar em circulação 450 milhões de novas notas, que terão o lobo-guará em uma de suas faces

nota-de-r--200-entra-em-circulacao-1

Depois de muito suspense e questionamentos, o Banco Central (BC) revelou nesta quarta-feira, 2, às 13h30, a nova nota de 200 reais. Serão colocadas em circulação a partir desta quarta, até o fim do ano, 450 milhões de notas, que terão o lobo-guará em sua face.

O Banco Central divulgou na cerimônia o desenho da nova cédula, bem como detalhes que buscam impedir a sua falsificação.
É preciso olhar a cédula contra a luz e verificar se há uma marca d’água. E passar os dedos sobre a sua face e perceber elementos em alto relevo. São duas características presentes nas notas verdadeiras. O lançamento da nova nota de 200 reais — a sétima da família do real — no fim de julho foi seguido de muita resistência. Organizações de combate à corrupção e integrantes do Ministério Público criticaram a decisão do BC, alegando que a nota facilitaria a lavagem de dinheiro.
Uma ação protocolada pelos partidos PSB, Rede e Podemos no Supremo Tribunal Federal (STF) tenta impedir a entrada em circulação da nova cédula, mas não havia sido julgada até a noite da terça-feira. Outra crítica apontava para o aumento da digitalização dos meios de pagamento como razão para que o BC não precisasse colocar a nota em circulação.
O Banco Central, por sua vez, argumenta que a concessão do auxílio emergencial a cerca de 60 de milhões de brasileiros desde abril e o aumento do hábito de guardar dinheiro em casa — prática conhecida como entesouramento — deram base à decisão. E justificou que cancelar a circulação causaria prejuízo milionário aos cofres públicos, na medida em que cerca de 20 milhões de notas de 200 reais já foram produzidas.

Foto: BC

tópicos
economia
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Destaques


Geral 4 horas atrás

Empresário de Gramado e esposa morrem em acidente na Freeway

Vinicius Zorzanello e Adriana Koetz Zorzanello estavam num carro atingido por um caminhão na estrada que liga Porto Alegre com o Litoral [...]

Polícia 7 horas atrás

Homem é preso em Parobé por posse de entorpecentes e armas

As armas ficavam escondidas em uma oficina clandestina [...]

Economia

Economia 1 mes atrás

SESCON-RS realiza campanha “Cachorro quente tributário”

Ação tem objetivo de alertar para alta carga tributária do País e incentivar doações para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente [...]

Economia 1 mes atrás

Confiança do industrial gaúcho estabiliza em patamar elevado

ICEI-RS divulgado pela FIERGS alcançou 64,9 pontos em outubro [...]

Economia 1 mes atrás

Novas parcelas do auxílio serão liberadas nesta sexta

O valor será depositado ainda hoje e poderá ser sacado daqui a um mês. Contudo, poderá ser utilizado o app do Caixa Tem para a movimentação do dinheiro em conta [...]