Logo Lêaí

Escolas do Vale recebem orientação para final do ano letivo

A orientação foi passada a professores e supervisores, após reunião promovida com representantes dos municípios da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana

Visando atender parecer (CNE/CP 5/2020) do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a reorganização do calendário escolar em razão da pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE), optou pela permanência das aulas não presenciais e pelo envio de atividades virtuais também no segundo semestre de 2020, o que finalizará o período letivo com um total de 404 horas. 


O encerramento do Ano Letivo para os alunos, ocorre, em 19 de dezembro, no Município, mas antes, do próprio encerramento, haverá reforço escolar e semana de recuperações; para os professores o ano letivo finaliza em 23 de dezembro. 

 De acordo com o parecer e com a Lei nº 14.040 (que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública), os estabelecimentos de ensino de educação básica ficam dispensados da obrigatoriedade de observância de cumprirem o mínimo de 200 dias letivos, desde que atendida a carga horária mínima anual de 800 horas. Sendo assim, o ano letivo, no Município de Taquara, foi dividido em dois semestres, totalizando as 800 horas solicitadas pela legislação. 

 A orientação foi passada a professores e supervisores, após reunião promovida com representantes dos municípios da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (AMPARA), seguindo recomendações do Conselho Municipal de Educação (CME), em decorrência da não flexibilização das 800 horas pelo Conselho Nacional de Educação e pelo Ministério de Educação (MEC). 

 Relativo ao término do ano letivo 2020, as orientações para o município de Taquara são as seguintes: 
 30/11/2020 – Início do Reforço Escolar para os 9º anos do Ensino Fundamental e 3º anos do Ensino Médio, nos dias em que a escola está em funcionamento (com agendamento, no máximo cinco alunos por turma, duração de uma hora, intervalo para higienização dos espaços). 
07 a 12/12/2020 – Semana de Recuperações 
19/12/2020 – Encerramento do Ano Letivo 
21/12/2020 – Entrega de Pareceres 22 e 23/12/2020 – Entrega de Documentos na SMECE

escolas-do-vale-recebem-orientacao-para-final-do-ano-letivo--1

Foto: Divulgação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Destaques


Educação 2 dias atrás

Taquara oficializa o convênio de permutas e cedências dos profissionais da Educação em Parobé

Além disso, foi reivindicado a avaliação e progressão de carreira dos profissionais [...]

Geral 2 dias atrás

Taquara terá o pior retorno de ICMS dos últimos 40 anos

Segundo o secretário da pasta no município a nova gestão herdou o menor índice de valor agregado das últimas quatro décadas [...]

Educação

Educação 2 dias atrás

Taquara oficializa o convênio de permutas e cedências dos profissionais da Educação em Parobé

Além disso, foi reivindicado a avaliação e progressão de carreira dos profissionais [...]

Educação 4 dias atrás

Taquara sela parceria com Estado para manter educação infantil na rede estadual

Através da iniciativa, município pode usar salas de aula do Estado para serviço de ensino [...]

Educação 5 dias atrás

Igrejinha retoma aulas presenciais na Educação Infantil

Município foi o primeiro do estado a aderir o “volta às aulas” no formato presencial [...]