21 Aug 2019 00:31
Logo Lêaí

Feevale Digital Inaugura polo em Parobé

feevale-digital-inaugura-polo-em-parobe-1

Gabriela Lela, Mestre de Cerimônia da Universidade Feevale. Foto Dário Gonçalves

O polo da Feevale Digital de Parobé foi inaugurado nesta quarta-feira (17), às 14h. A estrutura serve de apoio aos alunos e abriga as atividades presenciais dos cursos oferecidos na modalidade digital: dois bacharelados, quatro licenciaturas, oito tecnólogos e cinco especializações. O polo fica localizado na Rua João Corrêa, 139, sala 10.


Na ocasião, estiveram presentes o Reitor da Universidade Feevale, Cléber Prodanov, o Prefeito Municipal Irton Bertoldo Feller, a vice-prefeita e secretária de saúde, Marizete Pinheiro, Gilberto Gomes, representando os vereadores, os secretários municipais Ricardo Azeredo da Silva, Eder Pinheiro, Ricardo Juarez Santos, Maria Celoi Maciel da Costa e Diana Rute Dienstmann, o 1º Tenente da Brigada Militar Mrco Antônio Ritter, representante do Corpo de Bombeiros, Soldado Belmonte e demais representantes e membros da prefeitura, escolas e empresas.

De início, Ivo Marx, representante da Aspeur, mantenedora da Feevale, saudou a todos e discursou sobre as inovações da instituição após 50 anos de história. “Decidimos, depois de reuniões, juntamente com os poderes constituídos da casa, sair dos muros, sair da casa, e dar 10 grandes passos. Esse é o passo número 4. Estivemos já em Gravataí, depois em Esteio, ontem em Igrejinha e hoje aqui, nesta bela comunidade, que já temos diversos alunos.

feevale-digital-inaugura-polo-em-parobe-2

Ivo Marx, representante da Aspeur. Foto: Dário Gonçalves

Em seguida, o diretor de Novos Negócios da Universidade Feevale, Alexandre Zeni, falou sobre a propostas dos cursos disponíveis no formato digital e demonstrou com o auxílio de uma vídeo chamada, as atividades oferecidas por meio da plataforma Colaborate.

feevale-digital-inaugura-polo-em-parobe-3

Foto: Dário Gonçalves

O Prefeito de Parobé, Irton Feller, destacou a importância desse novo espaço para a cidade de Parobé. “Estamos vivendo um momento bem significativo, eu diria até que é um momento histórico. O primeiro objetivo de uma municipalidade é o desejo de ser cidade. Nós éramos um pequeno distrito de Taquara e em 1982, optamos por ter a nossa vida política administrativa própria. A feevale é importante para a nossa municipalidade, para podermos fazer nossas parcerias, nos mais diversos sentidos.”. Declarou

feevale-digital-inaugura-polo-em-parobe-4

Irton Bertoldo Feller, prefeito de Parobé. Foto: Dário Gonçalves

Cléber Prodanov, Reitor da Universidade Feevale, também falou que é um dia histórico e que Parobé foi uma das cidades escolhidas como polo, porque muitos alunos estavam deixando a universidade, devido às condições financeiras, “a Universidade Feevale, por ser uma universidade comunitária precisa estar onde nossos alunos estão, e nossos alunos de Parobé não podem ficar desabrigados”. Comenta.

Na sequência, haverá inaugurações em Esteio (11/4), Igrejinha (16/4), Parobé (17/4), Campo Bom (23/4), Gramado (30/4), Nova Petrópolis (3/5), Sapiranga (7/5), São Sebastião do Caí (8/5) e Montenegro (9/5). Além disso, já está em funcionamento o polo em Dongguan, na China. "A Feevale tem um compromisso com a comunidade, por isso é importante expandirmos e estarmos presentes nessas cidades", afirmou o reitor Cleber Prodanov.

feevale-digital-inaugura-polo-em-parobe-5

Cléber Prodanov, professor e reitor da Feevale. Foto: Dário Gonçalves

A estrutura dos polos serve de apoio aos alunos e abriga as atividades presenciais dos cursos oferecidos: dois bacharelados, quatro licenciaturas, oito tecnólogos e cinco especializações. Todos seguem uma nova modalidade de educação a distância, a partir de metodologias próprias, que a universidade lançou em dezembro passado. "Novas opções de cursos serão ofertadas a partir do segundo semestre, tanto nas áreas de Gestão, formação de professores e pós, bem como os que incluem a área tecnológica, proporcionando, assim, novas oportunidades de formação à comunidade", explica o diretor de Novos Negócios, Alexandre Zeni.

Os diplomas obtidos nos cursos a distância têm valor idêntico aos da modalidade presencial, e os custos das mensalidades são mais acessíveis em relação à oferta tradicional, preservando a mesma qualidade. A seleção para ingresso nos bacharelados, nas licenciaturas e nos tecnólogos ocorre no polo escolhido pelo candidato, mediante agendamento. Também é possível aproveitar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de solicitar transferência, troca de curso ou ingresso para portador de diploma. Nas especializações, o ingresso ocorre mediante análise de currículo e, caso necessário, por entrevista.

"A nossa parceria com universidades da Finlândia, baseada em padrões de excelência educacional, impactará positivamente os cursos da Feevale Digital", afirma Prodanov. "Trata-se de uma plataforma do século 21 para alunos do século 21." Conforme o reitor, a Feevale sempre se caracterizou por estar próxima dos alunos, e a instalação dos polos amplia essa perspectiva.

Metodologia

As atividades dos cursos disponíveis no formato digital são desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem Blackboard, uma plataforma de acesso às disciplinas e aos materiais elaborados pelos professores. As propostas pedagógicas se articulam com o mercado de trabalho, pois os estudantes são desafiados a conhecer e vivenciar os espaços em que atuarão, estabelecendo a relação entre teoria e prática.

O processo de construção de conhecimento ocorre por meio de diversos recursos e ferramentas, tais como textos, jogos, vídeos, apresentações, atividades, fóruns de discussões e webconferências, entre outros. Além de poder estudar a qualquer hora e lugar, os estudantes contam com acesso a toda a estrutura da Feevale, como laboratórios, bibliotecas e eventos.

O calendário dos cursos de graduação e tecnólogos é estruturado ao longo de 10 semanas. Em cada uma, realizam-se algum tipo de atividade, como exercícios, práticas, estudos de caso, aulas presenciais, acompanhamento de professores, tutoria, avaliações etc. Há momentos presenciais obrigatórios para cumprimento de avaliações, observando as determinações legais. Elas têm horário de início e fim, mas o aluno pode realizá-las mediante agendamento prévio. Também podem solicitar atendimento presencial com professores ou tutores. Nos cursos de pós-graduação, a duração é de 12 a 18 meses, e as atividades ocorrem totalmente à distância.

Ao ingressar na Feevale Digital, o aluno conta com flexibilidade e autonomia para realizar as atividades conforme sua disponibilidade de tempo. Há ainda possibilidade de ocorrerem atividades síncronas, como webconferências, além de palestras e workshops nos polos. Trata-se de uma oportunidade para facilitar o acesso àqueles que buscam uma educação de qualidade. Mais informações e inscrições podem ser obtidas no site da Feevale Digital (www.feevale.br/digital).

Cursos ofertados

Bacharelados:

Administração
Ciências Contábeis

Licenciaturas:
Artes Visuais
História
Letras
Português
Pedagogia

Tecnólogos:
Comércio Exterior
Gestão Comercial
Gestão da Produção Industrial
Gestão de Recursos Humanos
Gestão em Serviços
Gestão Financeira
Logística

Processos Gerenciais Pós-graduação (especialização)
Docência Universitária no Século 21
Enfermagem do Trabalho
Gestão de Processos Industriais
Gestão Esportiva Multidisciplinar em Saúde Coletiva com Ênfase na Atenção Primária

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Destaques


Polícia 6 horas atrás

Motociclista fica gravemente ferido

Acidente entre carro e moto aconteceu na ERS-115 [...]

Polícia 7 horas atrás

Dupla é presa com moto furtada

Homens fugiram da Polícia pela ERS-239, mas foram pegos em Parobé [...]

Educação

Educação 2 semanas atrás

Alunos de Nova Hartz participam de Workshop

O tema foi sobre a Femic que começa no dia 14 deste mês [...]

Educação 3 semanas atrás

Educação para Transformação conta com representação regional

Evento aconteceu em Gramado nesta semana [...]

Educação 1 mes atrás

Maioria dos professores aprende sozinha sobre tecnologia

A maior parte dos professores das escolas do país busca sozinha formação sobre tecnologias. [...]