21 Aug 2019 00:31
Logo Lêaí

Esporte e educação, a dobradinha que transforma realidades

esporte-e-educacao--a-dobradinha-que-transforma-realidades-1

Fotos: Futebol Feminino Getúlio Facebook - Divulgação

O futebol é um agente transformador de vidas, são inúmeros os exemplos, de quem mudou de vida através do esporte, mas se ele for aliado à educação essa transformação pode ser ainda maior. E é assim que o professor de educação física Jeferson Michel, de 42 anos, transforma a vida de meninas de Parobé e região, com um projeto que incentiva o futebol feminino há mais de 10 anos.

O início

Tudo começou com um grupo de meninas que gostavam de jogar futsal na escola Jorge Fleck “tínhamos um grupo de meninas que gostavam de jogar futsal, montamos uma equipe, e chegamos à final dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul,” conta.

Já na escola Getúlio Dornelles Vargas o projeto começou em 2009, visando aumentar as possiblidades e também para ocupar o tempo ocioso dos alunos “Na escola Getúlio vi uma possibilidade de montar esse projeto de forma mais competitiva, já que tem o campo ao lado da escola e por ela ter mais suporte.” Explica.

Com o passar do tempo o projeto começou a trabalhar com foco na formação de atletas e com isso foi possível conseguir até bolsas de estudo para as atletas em escolas e faculdades. De acordo com Jeferson “O projeto é voltado para a formação de atletas. Trabalhamos a parte mental, física, técnica e tática para formar atletas completas.” Explica.

Resultados

O projeto cresceu na escola e já revelou atletas que hoje estão em vários estados brasileiros. No Rio Grande do Sul Grêmio e Inter, em Santa Catarina o Joinville e a Chapecoense, que tem hoje o melhor trabalho de base feminina do país, contam com atletas que iniciaram no projeto. Outro exemplo são as atletas Michele Smaniotto, que joga profissionalmente no Vitória da Bahia e Rafaela Maróstica, frequentemente convocada para as seleções de base.

esporte-e-educacao--a-dobradinha-que-transforma-realidades-2

Os resultados do projeto colocam o trabalho em evidência, sendo considerado um dos 10 principais trabalhos de base do Brasil, o único dentro de uma escola pública. Para Jeferson isso apenas demonstra a excelência do trabalho “O projeto é desenvolvido dentro da comunidade. Temos atletas de todo o estado que vem de Garruchos, Marau, Nova Petrópolis, Gramado entre outras cidades. Até uma aluna da Paraíba queria vir para cá.” Conta.

Treinamentos e títulos

Os treinamentos ocorrem três vezes por semana, nas segundas-feiras no ginásio Décio Francisco da Costa e nas quartas e quintas-feiras na Escola Getúlio. Além disso, o projeto conta uma parceira com o Grêmio Parobé, que cedeu a academia do clube para as alunas. Todo esse trabalho vem se transformando em títulos, a equipe da Escola Getúlio é penta campeã do Bom de Bola Brasil, se vencer a edição 2018 será a única hexa no sul do país, tem quatro títulos dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), um título de futsal também no Jergs, dois estaduais de futebol de campo de clubes, com destaque para o título de 2017, conquistado sobre o Internacional, na categoria sub-15.

esporte-e-educacao--a-dobradinha-que-transforma-realidades-3

Dificuldades e apoios

O futebol feminino, assim como a maioria dos esportes, possui diversas dificuldades, principalmente financeiras “É preciso fazer ações para arrecadar fundos, mesmo com apoio da Secretaria de Educação, através do Secretário Carlão e da Prefeitura por meio do Prefeito Moacir Jagucheski.” O envolvimento de toda Escola no projeto também é fundamental, direção, professores e funcionários valorizam e trabalham no projeto, além disso, a parceria com o professor Antonio Carlos (Chacal), tem sido fundamental nos últimos três anos.

Mesmo diante de dificuldades, Jeferson destaca que cada vez mais atletas de alto nível querem vir jogar na equipe do Getúlio “Isso é bacana, é uma forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido. Hoje temos meninas convocadas para seleção brasileira e outras sendo observadas, possivelmente, até o final do ano, serão quatro do nosso projeto convocadas.” Finaliza.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Destaques


Polícia 6 horas atrás

Motociclista fica gravemente ferido

Acidente entre carro e moto aconteceu na ERS-115 [...]

Polícia 7 horas atrás

Dupla é presa com moto furtada

Homens fugiram da Polícia pela ERS-239, mas foram pegos em Parobé [...]

Esporte

Esporte 1 dia atrás

Três Coroas Futsal vence fora de casa

Verdão venceu fora de casa e está muito perto da classificação [...]

Esporte 2 semanas atrás

Três Coroas vence e lidera seu grupo

Verdão venceu o Real, de Alegrete, e segue na liderança [...]

Esporte 2 semanas atrás

Conhecidos os campeões do Campeonato Municipal de Futebol 7

Finais aconteceram no Campo do Piko no final de semana [...]