24 May 2019 20:16
Logo Lêaí

Alimentos que substituem o feijão

alimentos-que-substituem-o-feijao-1

Divulgação

O feijão é um alimento rico em fibras, ferro, proteínas vegetais e outros nutrientes, mas se você não gosta ou está buscando algo que possa trazer esses mesmos benefícios, existem outros que tem essa mesma função. Os alimentos que podem substituir ele nas refeições, estão presentes na família das leguminosas. Como, lentilha, vagem, ervilha, soja e grão-de-bico.

Essas opções podem variar o cardápio e, ao mesmo tempo, você não perde as proteínas necessárias e, principalmente, as vitaminas do complexo B, carboidratos e fibras.

No caso da lentilha, ela é primeira opção nessa troca, por ser rica em fibras solúveis, que ajudam a limpeza do organismo e na queima de gordura.

A lentilha contém serotonina, que é responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento, e, ainda, tem ácido fólico, um dos nutrientes importantes para a gravidez. Na receita, um passo a passo de lentilha básica:

Lentilha

Ingredientes:
1 xícara (chá) de lentilha
1 cebola
2 dentes de alho
1 litro de água
2 colheres (sopa) de azeite
½ colher (chá) de cominho
1 folha de louro
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo:

Descasque e pique fino a cebola e o alho. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até começar a dourar. Junte o alho, o louro , o cominho e mexa por 1 minuto para perfumar. Regue com a água e misture bem para dissolver os sabores do refogado. Adicione a lentilha, tempere com sal, pimenta e deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 5 minutos até começar a ferver. Abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar por 40 minutos, mexendo de vez em quando, até que a lentilha esteja macia e o caldo levemente encorpado. Prove e ajuste o sal. Sirva a seguir.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.