24 Apr 2019 05:30
Logo Lêaí

Lasanha: uma diversidade de sabores

lasanha--uma-diversidade-de-sabores-1

Divulgação

A lasanha é quase uma unanimidade no gosto do brasileiro. Existe a tradicional, feita com carne, a vegetariana e até mesmo doce.

Mas você sabe como surgiu a lasanha? A tradição ganhou força na Itália. Mesmo não sendo popular em todo o país, ela faz sucesso nos almoços dominicais. Lá, essa receita tem o significado de massa fresca à base de farinha de trigo e ovos, intercalada com molho bechamel à base de leite, farinha e manteiga, ragú (com carne bovina e de porco) e lascas de queijo.

Selecionamos uma receita de lasanha de cenoura e couve-flor, mas, se você preferir, pode adicionar alguma carne desfiada ou em cubos de sua preferência.

Lasanha de cenoura e couve-flor

Ingredientes:
1 unidade de cebola pequena picada
1 xícara (chá) de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de margarina
3 1/2 litro de leite
1 unidade de couve-flor grande - só os buquês em pedaços pequenos
2 unidades de cenoura médias em rodelas
500 gramas de queijo mussarela ralada
5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 pacote de massa de lasanha
sal a gosto
noz-moscada a gosto

Modo de preparo:

Doure a cebola e a farinha na margarina. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre até engrossar. Tempere com o sal e a noz-moscada. Reserve. Em uma forma retangular grande e alta (número 4 – 30x43cm), espalhe molho por todo o fundo. Cubra com folhas de lasanha cruas e com o molho. Espalhe a couve-flor, a cenoura, a mussarela e o queijo parmesão e cubra com mais molho. Faça camadas de lasanha, molho, couve-flor, cenoura, mussarela e queijo parmesão. A última camada deve ser de lasanha, molho, mussarela e queijo parmesão. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 45 minutos. Retire o papel e deixe dourar por mais 5 minutos. Retire do forno e aguarde 5 minutos para servir.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.