17 Feb 2020 10:55
Logo Lêaí

MG investiga suspeita de coronavírus

Caso é de uma brasileira de 35 anos que veio da China

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investiga um caso suspeito de coronavírus em Belo Horizonte. Trata-se de uma mulher de 35 anos que esteve em Shangai, na China, e desembarcou na capital mineira no sábado (18), “com sintomas respiratórios, compatíveis com doença respiratória viral aguda”.

“Tendo em vista o contexto epidemiológico atual do país onde a paciente esteve, foi considerada a hipótese de doença causada pelo novo Coronavírus, que é microorganismo de alerta sanitário internacional”, informou a SES-MG, em nota. A paciente está internada no Hospital Eduardo de Menezes, na Região do Barreiro, e encontra-se clinicamente estável. O caso segue em investigação.
Segundo a SES, a paciente não esteve na região de Wunhan, megalópole de 11 milhões de habitantes, em que foram registrados os primeiros casos de contaminação. Ela disse também que não teve contato com pessoa sintomática na China.


Registros
Casos da doença já foram registrados em Macau, na costa sul chinesa, e em vários outros países. Além da China, Estados Unidos, Japão, Tailândia, Taiwan e Coreia do Sul já foram afetados pelo vírus, que provoca um tipo de pneumonia. Há casos suspeitos no México, em Hong Kong, nas Filipinas e na Austrália.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) se reúne nesta quarta em Genebra, na Suíça, e pode decretar “emergência de saúde pública de interesse internacional”.
Até o momento, a OMS usou essa denominação apenas em casos raros de epidemias que exigem uma vigorosa resposta internacional, como a gripe suína H1N1 (2009), o zika vírus ( 2016) e a febre ebola, que devastou parte da população da África Ocidental de 2014 a 2016 e atinge a República democrática do Congo desde 2018.

mg-investiga-suspeita-de-coronavirus-1
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Geral

Geral 1 semana atrás

Receita abre hoje consulta a lote residual de IR

Crédito bancário será feito no próximo dia 17 [...]

Geral 2 semanas atrás

Entrada em Porto Alegre pode passar a ser cobrada

Medida foi proposta pelo prefeito Nelson Marchezan e quer limitar a entrada de veículos com placas de fora da capital [...]

Geral 3 semanas atrás

Novas placas serão obrigatórias a partir de 31 de janeiro

Padrão Mercosul será necessário para novos emplacamentos [...]