Logo Lêaí

Suspensão do abastecimento de água potável no Vale

Após ser constatado lama no Rio Paranhana autoridades tiveram que tomar providências para garantir qualidade na água

Na manhã desta terça-feira, 20, ocorreu o esvaziamento da barragem das Laranjeiras, na divisa de Três Coroas com Canela, o que por consequência, fez com que a turbidez na água do Rio Paranhana atingisse índices elevados. 


 Desta forma, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) se viu forçada a suspender a captação na Estação de Água Bruta, em Três Coroas. Com isso, diversos bairros de Três Coroas já sentem os reflexos do desabastecimento, entre eles, Águas Brancas, Centro, Itapuã, Linha 28, Linha Café, Loteamento Eucaliptos, Loteamento Frida Sohne, Loteamento Industrial, Loteamento Lauffer, Loteamento Pinheirinhos, Loteamento Portal Do Sol, Loteamento Raul, Loteamento Vitória, Moreira, Morro Do Raul, Mundo Novo, Mundo Novo III, Porto Belo, Quilombo, Sander, Vale Real, Vila Mauá, Vila Nova. 

Em pronunciamento, a prefeitura de Três Coroas informou que não recebeu notificação sobre a data de abertura das comportas, mas que a Secretaria de Meio Ambiente já contatou a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – RS (FEPAM) para deslocamento e análise da situação, e que uma equipe da pasta já está no local verificando os problemas.

 Igrejinha, neste primeiro momento, não terá suspensão no abastecimento. Segundo o gestor da unidade da Corsan do município, Nadir Konrath, afirmou que: “Não temos informações de desabastecimento. Estamos controlando, mas em Igrejinha ainda está tranquilo”. Todavia, Konrath deixou claro que caso a situação permaneça com problemas na captação da água, o município pode ter dificuldades de abastecimento já no final da tarde desta terça. 

 Já em Parobé, os técnicos da Corsan responsáveis pela Unidade de Serviço e pela Estação de Captação de Água Bruta acompanham, atentamente, a qualidade da água do Rio Paranhana. O chefe de serviço da Corsan do município alertou a população dizendo: “Estamos acompanhando a evolução da situação. Se em Três Coroas afetou, muito provavelmente, teremos impactos em Parobé”. Segundo informações preliminares, técnicos da Fepam estariam a caminho do Vale do Paranhana para verificar quais medidas serão adotadas para contornar a situação. 

A Corsan informou através do seu site oficial que após o término do serviço, poderão ocorrer oscilações na pressão da água e a normalização do abastecimento se dará gradualmente. A companhia deixou claro que em algumas ocasiões, em decorrência de imprevistos na execução do serviço, a previsão de normalização do abastecimento pode sofrer alterações.

suspensao-do-abastecimento-de-agua-potavel-no-vale-1

Foto: Divulgação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Destaques


Economia 17 horas atrás

Dalciso destaca projetos importantes para fomentar economia

Deputado do PSB participou da reunião ordinária da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo nesta quarta-feira [...]

Economia 18 horas atrás

Igrejinha tem crescimento na geração de empregos

Município fechou o mês de outubro com um saldo positivo de 258 postos de trabalho abertos [...]

Geral

Geral 1 dia atrás

SINE de Rolante faz parceria com faculdade de Taquara

O intuito das atividades serviu para gerar conhecimento e preparar os cidadãos rolantenses para o mercado de trabalho [...]

Geral 1 dia atrás

Homem devolve sacola de cabelos que havia sido furtada em Po

A sacola veio um com bilhete escrito: “Não sabia que era para crianças com câncer” [...]

Geral 2 dias atrás

Calçados Vulcabrás Azaleia faz doação para Assistência Social

Os calçados doados atenderão pessoas cadastradas no CadÚnico e que se encontrem em situação de vulnerabilidade social [...]