Logo Lêaí

Temporal do final de semana causou transtorno no RS

Ventos há quase 100 km/h destelharam casas na região Sul do país

Áreas de instabilidade pré-frontais associadas ao ar muito quente atingiram o Oeste de Santa Catarina na manhã deste domingo (27), causando estragos. 


O município mais atingido foi Chapecó, onde a estação do Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de 93 km/h. Conforme a Defesa Civil do município catarinense, várias casas foram destelhadas e uma árvore caiu na SC-283, na saída para Seara. 

Houve problemas na rede elétrica que deixaram parte da cidade sem luz. As mesmas áreas de instabilidade atingiram também o Noroeste do Rio Grande do Sul na manhã deste domingo, onde houve registro de temporais isolados com vento forte e muitos raios. 

No Norte do Rio Grande do Sul caiu granizo em alguns pontos. Em São Borja, a Rádio Cultura noticiou quatro casas destelhadas. No Sul gaúcho, vendavais localizados atingiram a região com estragos. No município de Morro Redondo, o vento forte derrubou postes e árvores. 

A Defesa Civil de Morro Redondo atendeu ainda ocorrências de destelhamentos na área rural em consequência do forte vento associado ao temporal que atingiu a localidade do Sul gaúcho.

 A apuração da MetSul junto à CEEE constatou que a área mais atingida na região de atuação da empresa foi o Sul gaúcho, sobretudo Pelotas, com 350 ocorrências até a manhã de Domingo, 27. Cerca de 23 mil cidadãos ficaram sem energia. Região Sul gaúcha teve muitos temporais com: raios, granizo e vento forte, desde a madrugada de sábado, 26 de setembro. 

 O ciclone extratropical que ajudou a formar as nuvens carregadas já está se afastando do Sul do Brasil, enquanto a frente fria avança para o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. Mesmo assim, áreas de instabilidade ainda ficam sobre o Sul do Brasil nesta segunda-feira, 28, porém atuam com menos força.

temporal-do-final-de-semana-causou-transtorno-no-rs-2

Foto: MetSul.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Destaques


Política 2 horas atrás

Profª Sirlei lança campanha contra fake news

A iniciativa destaca a importância de tratar a política com responsabilidade e respeito [...]

Saúde 17 horas atrás

Município de Taquara promove semana de Orientações à saúde

A campanha teve início no sábado (17), e seguirá com programações até o próximo sábado, dia 24 de outubro [...]

Geral

Geral 23 horas atrás

Mãe e bebê saem com vida após acidente grave de trânsito

Não houve registro de mortes. A mãe sofreu algumas escoriações e sua filha, uma criança de colo, saiu sem nenhum ferimento. [...]

Geral 4 dias atrás

Seguem as buscas por rapaz desaparecido em Parobé

A família pede ajuda à comunidade por qualquer informação sobre o seu paradeiro [...]

Geral 5 dias atrás

Castramóvel atenderá os animais cadastrados em Taquara

Além do castramento dos animais que foram previamente cadastrados, haverá espaço para os moradores fazerem cadastro de novos animais [...]