26 Jun 2019 23:40
Logo Lêaí

Vamos falar um pouco sobre as vantagens e obrigações de ser um MEI- Micro Empreendedor Individual

vamos-falar-um-pouco-sobre-as-vantagens-e-obrigacoes-de-ser-um-mei--micro-empreendedor-individual-1

Foto: Lêaí

Precisamos estar bem atentos em relação a esta modalidade de empresa, pois se você já é ou quer se tornar um MEI, saiba que você tem direito a uma série de benefícios, mas para conseguir todos eles, também precisa cumprir as obrigações.

Vamos começar com os BENEFÍCIOS?

vamos-falar-um-pouco-sobre-as-vantagens-e-obrigacoes-de-ser-um-mei--micro-empreendedor-individual-2

Agora vamos falar das OBRIGAÇÕES:

Estas obrigações envolvem todo o cadastro da empresa, não somente o registro no portal do empreendedor e a emissão do CNPJ, é preciso também:

-Manter em dia os pagamentos do DAS (imposto mensal) que é independente se a empresa teve movimentação (faturamento) ou não, esta obrigação vence sempre dia 20 de cada mês e se não paga no vencimento acarreta juros de 0,33% ao dia e multa de 2% ao mês, ACUMULANDO-SE EM UMA DÍVIDA QUE CRESCE MENSALMENTE COM CORREÇÃO!! Fique atento!

-Formalizar o Alvará dos bombeiros ou a isenção dependendo da atividade,

-Formalizar o Alvará Sanitário e/ou Licença ambiental (quando a atividade exigir);

-Solicitar o Alvará de funcionamento. **O alvará de funcionamento emitido pela prefeitura não tem custo mais precisa ser feito para que o município tenha um controle de quantos MEIs existem na cidade e também para que o valor que é pago no DAS (imposto) referente a parte que compete ao município seja repassado pela união e investido no município de origem da receita.

-Fazer declaração anual do MEI, ATENÇÃO PRAZO ATÉ 31/05/2019!!!

-Procurar um contador que possa lhe auxiliar quanto a admissão e manutenção de funcionário;

Não podemos esquecer que o MEI é uma empresa como qualquer outra, apenas difere-se pela tributação. Deve ser acompanhada e auxiliada por profissionais da área que realmente entendam a linguagem contábil. Costumamos dizer que o MEI é uma empresa “incubadora” para que possa se firmar no mercado com custo mais baixo e com progressivo crescimento. Não como às vezes é utilizada para “burlar” o fisco e sonegar imposto!

Apenas o registro no site do Microempreendedor esta longe de ser uma formalização! É preciso acompanhamento e gestão dessa empresa.

Sandra Nunes - Contmax

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.