Lê-aí | Artesãos de Taquara representaram o município na 44ª edição da Expointer

Artesãos de Taquara representaram o município na 44ª edição da Expointer

#Taquara#Cultura e Lazer

Taquara – De 4 a 12 de setembro ocorreu em Esteio a 44ª edição da Expointer, multifeira agrícola que contou com a presença de mais de 500 expositores de todo país. Nesse ano, uma exposição de artesanato quilombola produzida por moradores Taquara esteve exposta nos pavilhões da feira. A Comunidade Quilombola Vó Anita, do Paredão Baixo, interior do Município, se fez presente no evento através dos produtos fabricados pelos artesãos Fátima Aparecida Cruz dos Santos e Sandro Cruz dos Santos.

Fatima contou um pouco sobre sua experiência com artesanato: “Já fiz crochê, meias de seda, trabalhos com reciclagem, mas comecei a fazer os laços de cabelo após o nascimento da minha filha mais velha. Aí não parei mais. Quando minha segunda filha nasceu, as pessoas começaram a pedir e querer comprar as peças. Foi então que vi no artesanato uma ótima alternativa de renda extra para mim e minha família”.

O artesão Sandro, que produz peças em madeira, iniciou este trabalho quando precisou ficar afastado do emprego por motivos de saúde. “Foi o modo que encontrei de ter uma renda, manter o compromisso com minhas dívidas e as contas em dia. Assim peguei gosto na fabricação de peças em madeira”, analisa ele. 

O artesanato quilombola gaúcho é muito rico e diversificado, com forte presença de matérias-primas oriundas do meio rural como fibras, palhas, couro, cerâmica, madeira e lã de ovelha.