Lê-aí | Cartilha de acessibilidade desenvolvida em Parobé é selecionada para congresso internacional no Chile

Cartilha de acessibilidade desenvolvida em Parobé é selecionada para congresso internacional no Chile

#Parobé#Educação

Parobé - Desenvolvida em Parobé, a cartilha Viva a Acessibilidade foi selecionada pelo comitê organizador da Universidad Santo Tomás, em Santiago do Chile, para ser apresentada no 1º Congresso Internacional de Literacias Fundamentais: Compreensão e produção linguística em contextos diversos, que será realizado nos dias 23 e 24 de novembro deste ano no Chile.

O trabalho inscrito, denominado “Folleto Viva Comunicación Accesibilidad en Libras como herramienta inclusiva como potencial recurso pedagógico” foi produzido pela coordenadora da Central Municipal de Libras (CIL) de Parobé, Miriam Freitas, com base na cartilha elaborada pela CIL e lançada durante a 1ª Semana da Pessoa com Deficiência de Parobé, que aconteceu entre os dias 23 e 28 de agosto deste ano.

A cartilha destaca informações sobre leis de acessibilidade e, ainda, explicações sobre os tipos de deficiência. A apresentação ocorrerá de forma online.

Miriam ressalta que é um orgulho representar Parobé, o Rio Grande do Sul e o Brasil com um material inclusivo, tornando-se um elo entre a comunidade ouvinte e a comunidade surda, com uma ferramenta que leva a cultura inclusiva em diferentes ambientes. “Agradeço ao nosso prefeito que sempre tem apoiado ações inclusivas, tornado nossa cidade referência aqui e fora do país”, declara.

Segundo o prefeito Diego Picucha, a criação da Cil e o lançamento da cartilha, foram dois passos importantes na promoção da inclusão no município. “Sempre lutamos pela inclusão de verdade, por isso seguimos desenvolvendo projetos, ações e ferramentas que ampliem a participação dessa importante parcela da população, promovendo dessa forma cidadania e igualdade. É um orgulho que Parobé possa servir de exemplo neste quesito, dentro e fora do país e seguiremos ampliando ainda mais nossas políticas inclusivas”, destaca.