26 Jun 2019 23:06
Logo Lêaí

Corpo de Bombeiros de Parobé realiza reunião com poderes Executivo e Legislativo de Parobé

corpo-de-bombeiros-de-parobe-realiza-reuniao-com-poderes-executivo-e-legislativo-de-parobe-1

Foto: Dário Gonçalves

Na manhã desta sexta-feira (24), ocorreu uma reunião no Quartel do Corpo de Bombeiros de Parobé para tratar sobre assuntos relacionados, temas como a doação de recursos oriundos da Câmara Municipal de Vereadores para a Associação de Bombeiros Voluntários de Parobé, aquisição de equipamentos de proteção e segurança para os bombeiros voluntários.


No encontro foram discutidas questões ligadas ao orçamento destinado ao Corpo de Bombeiros, e sobre a necessidade de equipar o Batalhão para um melhor atendimento a comunidade.

corpo-de-bombeiros-de-parobe-realiza-reuniao-com-poderes-executivo-e-legislativo-de-parobe-2

Foto: Dário Gonçalves

Um dos bombeiros voluntários mostrou preocupação, caso algo mais grave aconteça. Ele lembrou que a corporação não consegue atender locais específicos da cidade “não é toda Parobé que tem o corpo de bombeiros”. Isso se dá pelo fato de que eles não conseguem chegar a locais como Santa Cristina do Pinhal e morros de difícil acesso, devido não ter veículo para isso. “No momento que Parobé precisar de algo a mais, não sabemos o que vai acontecer”, finaliza.


Ele ainda falou que os bombeiros de Parobé têm suas ações limitadas, o caminhão utilizado possui mais de duas décadas de atividades e não possui a mesma agilidade que os novos. Um equipamento completo para bombeiros, com botas, capacete, roupas, cilindros e tudo que é necessário para combater grandes incêndios, custa em torno de R$ 40.000 cada. No momento existem apenas dois equipamentos completos, em caso de incêndio, os outros bombeiros poderiam apenas auxiliar de longe.

Já o Major Sório tratou de tranquilizar, pois se Parobé precisar, bombeiros de outras cidades prestarão auxílio. Buscando mudar essa situação, foi entregue à administração um ofício com as principais demandas, entre as requisições estão: infraestrutura do quartel (reforma e construção), aquisição de um caminhão de combate a incêndio (ABT 5 mil litros), Aquisição de VTR resgate 4X4 (Auto Busca e Resgate), aquisição de materiais de proteção e combate a incêndio.

corpo-de-bombeiros-de-parobe-realiza-reuniao-com-poderes-executivo-e-legislativo-de-parobe-3

Foto: Dário Gonçalves

A vice-prefeita de Parobé, Marizete Pinheiro, destacou que a população do município precisa ter uma cultura mais participativa, a exemplo de Igrejinha, “Parobé tem um orçamento quase igual do que Igrejinha, mas tem o dobro da população”, explica. E ainda disse que o trabalho dos bombeiros é nobre e perigoso, e se colocou à disposição “podem contar sempre comigo, meu telefone está sempre ligado”. Afirmou.


Atualmente, o Corpo de Bombeiros de Parobé, que mescla voluntários e militares, conta com um efetivo de 16 militares, 10 voluntários e três motoristas civis.

Estavam presentes no evento o Prefeito de Igrejinha, Joel Wilhelm (Progressistas); Prefeito de Parobé, Irton Feller (MDB); Vice-prefeita de Parobé, Marizete Pinheiro (Progressistas); o Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Igrejinha, Joni Feltes, Vereadores, Secretários Municipais, Defesa Cicil e demais integrantes da comunidade. O evento, também contou com a presença do Subcomandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), Major Alexandre Sório Nunes, e do Comandante do Pelotão de Bombeiros Militar (PelBM) de Taquara, Tenente Waldemar David Pereira Dias, será promovida uma visita técnica para averiguação das condições estruturais do quartel de Parobé, visando a seleção de novos bombeiros voluntários.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.