Logo Lêaí

Estado registra recorde na diminuição de roubo de veículos

Queda da criminalidade no mês de setembro e significativa diminuição de roubo de veículos foram alcançados no RS

Durante o mês de setembro, a redução de índices criminais atingiu um novo recorde no Estado. Desde o início da contabilização em 2002, os roubos de veículos no RS ficaram abaixo de 500 casos em um mês. Estatisticamente, em relação ao ano passado, houve uma redução de 39,8%. 


Se comparado ao pico de ocorrências realizadas em setembro de 2015, com 2.126 casos relatados, ocorreu a diminuição de 1.630 motoristas que tiveram seu veículo roubado. Foram 496 registros no mês passado contra 824 em 2019. 

Nos 30 dias de setembro, é como se apenas um veículo tivesse sido roubado em cada um dos municípios gaúchos e ainda restaria uma cidade sem qualquer crime desse âmbito. A redução é resultado do trabalho ininterrupto das forças de segurança pública e do planejamento estratégico do RS Seguro, a partir da análise mensal realizada pela Gestão de Estatística em Segurança (GESeg).

 É possível apontar certa influência no distanciamento social derivado da pandemia do Covid-19. Todavia, o resultado foi conquistado no mês em que as atividades já haviam sido retomadas em sua totalidade. Além do roubo de veículos, os crimes violentos letais intencionais (CVLI) e de roubo a pedestre, compõem o grupo de indicadores fixos de avaliação nos 23 municípios priorizados pelo programa. 

A queda histórica de setembro também contribuiu para aprofundar a diminuição no acumulado desde janeiro de 2020, se comparado com o mesmo período do ano passado. A soma de ocorrências em nove meses de 8.658 para 6.525 – é o menor total desde 2002, primeiro ano da série histórica, que teve 6.389 roubos de veículos. 

Entre os principais fatores responsáveis pela redução recorde, está a ampliação do número de câmeras de vídeo monitoramento e cercamento eletrônico à disposição do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da SSP. 

Há um ano, o governo gaúcho assinou a ordem de implantação de 525 novas câmeras e 30 salas de monitoramento em 36 municípios. Só na Capital, são cerca de 700 câmeras em todas as regiões da cidade. Porto Alegre teve cerca de mil roubos de veículo a menos no acumulado desde janeiro, com 2.762 ocorrências, frente os 3.808 registros em igual período de 2019.

estado-registra-recorde-na-diminuicao-de-roubo-de-veiculos-2

Crédito: Polícia Civil

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Destaques


Geral 15m atrás

Rotary faz doação de 4 mil sacolas para descarte de resíduos

A iniciativa foi pensada como alternativa para o descarte correto de resíduos de materiais utilizados durante tratamento da covid-19 [...]

Política 2 horas atrás

Profª Sirlei lança campanha contra fake news

A iniciativa destaca a importância de tratar a política com responsabilidade e respeito [...]

Polícia

Polícia 19 horas atrás

PRF prende dois traficantes de Taquara com 20kg de maconha

Os dois foram presos em flagrante [...]

Polícia 3 dias atrás

Padrasto confessa que arrancou cabeça de sua enteada bebê

O homem mentiu que a criança tinha sido roubada por um homem desconhecido [...]

Polícia 4 dias atrás

Traficante é preso por esconder drogas na mamadeira do filho

O acusado já tinha sido preso em setembro por tráfico de drogas [...]