24 Jan 2020 19:14
Logo Lêaí

Com quórum baixo, plenário do Senado rejeita PEC das Liminar

A proposta, de autoria do senador Oriovisto Guimarães (Pode-PR), buscava regulamentar a concessão dessas decisões pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

com-quorum-baixo--plenario-do-senado-rejeita-pec-das-liminar-1

Publicado em 03/09/2019 - 22:47 Por Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil Brasília

O plenário do Senado rejeitou na noite desta terça-feira (3) a chamada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Liminares (decisões judiciais que antecedem, em caráter provisório, a decisão final do processo). A proposta, de autoria do senador Oriovisto Guimarães (Pode-PR), buscava regulamentar a concessão dessas decisões pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O texto obteve 38 votos favoráveis contra 15. Mas, por se tratar de uma PEC, o texto precisaria de, pelo menos, 49 votos para ser aprovado.

Os senadores Oriovisto e Espiridião Amin (PP-SC), o último relator da matéria, tentaram adiar a votação, observando que não havia quórum suficiente para reunir o número mínimo de votos necessários. Eles pediram o adiamento ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que negou o pedido. Alcolumbre argumentou que já havia tirado o tema de pauta quatro vezes e não adiaria mais. Quando a votação foi aberta, vários senadores que estiveram no plenário para votar a cessão onerosa, a primeira pauta do dia, já tinham se retirado.

A PEC determinava que nas ações de controle concentrado de constitucionalidade ficaria proibida a liminar monocrática, ou seja, estabeleceria que um ministro sozinho não poderia suspender a vigência de um ato normativo, lei ou decreto. No caso, passaria a ser exigida a maioria absoluta de seis votos para a concessão de liminar.

A PEC também previa o fim dos pedidos de vista por tempo indeterminado em todos os tribunais colegiados. Com a rejeição, a proposta foi arquivada.

Edição: Bruna Saniele

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Destaques


Esporte 4 horas atrás

Projeto Esporte Campeão ainda recebe inscrições

No projeto são oferecidas atividades físicas sob orientação e de forma gratuita [...]

Polícia 8 horas atrás

BM de Taquara realiza prisão por tráfico

Três homens e uma mulher foram detidos por tráfico de drogas [...]

Política

Política 3 dias atrás

Sessão Extraordinária aprova lei orçamentária em Parobé

Plenário lotado acompanhou a votação na última sexta-feira [...]

Política 4 dias atrás

Eleição de março em Parobé

PT define candidatura própria à Prefeitura [...]

Política 1 semana atrás

Lei Orçamentária será apreciada em sessão extraordinária

Vereadores votam a proposta na noite de sexta-feira (17) [...]