22 Mar 2019 15:17
Logo Lêaí

A importância da nutrição hospitalar

a-importancia-da-nutricao-hospitalar-1

Foto: Divulgação

Quem nunca ouviu o termo “comida de hospital” referindo-se a alimentos insossos e ruins de comer? Pois, este é termo totalmente ultrapassado, com a evolução da nutrição hospitalar, procura-se oferecer refeições balanceadas, saudáveis e saborosas.

Além disso, o serviço de nutrição possui papel fundamental no processo de recuperação do paciente. A dieta, assim como o medicamento, faz parte do tratamento do paciente e é elaborada considerando o seu estado nutricional e clínico, com o intuito de garantir seu pleno restabelecimento.

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Bom Pastor planeja cada cardápio de acordo com prescrição médica para que seja uma alimentação adequada ao estado de saúde de cada paciente. As dietas hospitalares devem ser rigorosamente seguidas, pois qualquer alteração (consistência, temperatura, volume, sal, açúcares, gorduras ou de qualquer outro nutriente) poderão causar sérios prejuízos à saúde do paciente. Por exemplo: se um paciente possui dieta livre e outro tem indicação de uma dieta com restrição de sal, os paciente não podem trocar comidas ou provar a comida do outro, já que a dieta livre irá prejudicar a saúde do paciente que possui restrição.

Da mesma forma, alimentos vindos de fora do hospital (da casa do paciente ou comprados em padarias, supermercados, lancherias etc) são prejudiciais e, por isso, não são permitidos, pois o controle de qualidade do alimento que é preparado no hospital e servido aos pacientes, que não é possível com alimentos vindos de fora da instituição.

Conforme a nutricionista Gisele Daiana Behling, outros cuidados importantes são a manutenção da mesa de apoio do leito, limpa e livre de alimentos expostos e não misturar alimentos com objetos pessoais ou medicamentos.

Leia mais:

a-importancia-da-nutricao-hospitalar-2

Quer fazer parte do nosso grupo de WhatsApp e receber informações diárias sobre as notícias da região. Para entrar, basta clicar neste link https://bit.ly/2PfJM8m. Caso esteja cheio, acesse esse link para um segundo grupo http://twixar.me/wJc3.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.