24 May 2019 20:00
Logo Lêaí

Civida entra em ação e doa a primeira cadeira de rodas

civida-entra-em-acao-e-doa-a-primeira-cadeira-de-rodas-1

Divulgação - Civida

O projeto Civida, um aplicativo a serviço da saúde, realizou no sábado, dia 2 de fevereiro, a primeira doação. Saindo do papel, a iniciativa ganhou forma e colocou em prática o seu maior objetivo: de ajudar o próximo com o empréstimo de equipamentos de saúde. E a primeira pessoa a receber a ajuda do Civida foi a dona Therezinha Oliveira de Vargas, de 82 anos, moradora de São Leopoldo. Com sua mobilidade reduzida devido aos problemas pulmonares e pelo fator idade, a rotina de dona Teresinha estava sem qualidade de vida. Há 14 anos possui Insuficiência Renal e realiza hemodiálise três dias por semana. "Vai ajudar bastante. Obrigada e eu agradeço muito. Agora que tenho a cadeira vou poder ir até no mercado comprar carne. Agora tenho a minha cadeirinha", agradece emocionada dona Terezinha, que agora também poderá passear com seus familiares em diversos locais.

Com a sensação de dever cumprido, o idealizador do Civida, Lucas Humberto Reinhardt, conta que foi maravilhoso ver a felicidade de dona Teresinha e de seus familiares ao receber a cadeira de rodas. “Esperamos que essa cadeira de rodas, a primeira do sistema, ajude bastante na mobilidade. Este é um projeto social que estamos desenvolvendo. Será um aplicativo para celular que vai permitir que as outras pessoas possam doar e ajudar outras pessoas como estamos fazendo hoje com a senhora. Só que será uma forma mais tecnológica. O aplicativo ainda não foi lançado, mas será logo”, anuncia Reinhardt.

Participou da entrega o integrante do Civida e bolsista da Faccat, o acadêmico Jean Carlos Fragata. A equipe ainda é formada pelo líder técnico e orientador, Fernando Lunardelli; pelo programador front-end Yuri Santos; e designer gráfico Stefani Falcão, que também estão finalizando os testes finais do projeto, que terá lançamento em breve.

A iniciativa conta com a parceria do Instituto 3M, Alfabetização Solidária (AlfaSol), Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e Associação Regional de Esclerose Lateral Amiotrófica (Arela/RS)

Sobre o CIVIDA

O Civida é um aplicativo que consiste no desenvolvimento de um sistema que visa a proporcionar aos cidadãos uma alternativa para receberem equipamentos de saúde que podem ser emprestados ou doados pela população em geral ou empresas. De acordo com o idealizador da iniciativa, LucasHumberto Reinhardt, a iniciativa atenderá necessidades de portadores de deficiências, como, por exemplo, a obtenção de cadeiras de rodas, muletas e aparelhos auditivos.

O aplicativo será uma alternativa ao Sistema Único de Saúde (SUS), que se mostra ineficiente no atendimento dessas demandas. Por meio do app, usuários serão conectados: quem precisa de ajuda e quem pode ajudar, emprestando ou doando equipamentos. Usuários combinam como o equipamento será entregue e o sistema ajuda a gerenciar a operação.

Mais informações do Civida estão disponíveis em https://www.civida.com.br.

Leia mais: 

civida-entra-em-acao-e-doa-a-primeira-cadeira-de-rodas-2
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.