07 Dec 2019 02:57
Logo Lêaí

Secretaria de Saúde e UNIPACS firmam parceria para atendimentos de massoterapia a pacientes do CAPS

secretaria-de-saude-e-unipacs-firmam-parceria-para-atendimentos-de-massoterapia-a-pacientes-do-caps-1

Foto: Divulgação

Visando estreitar uma nova parceria com a Escola Profissional Unipacs junto à municipalidade, o secretário municipal de Saúde, Vanderlei Petry e a vereadora Mônica Facio – idealizadora da proposta, visitaram, na semana passada, 11, a instituição de ensino, sendo recebidos pelo diretor Antônio Nazário.

A intenção é alinhar uma aproximação com o Curso de Massoterapia a fim de estender atendimentos às pessoas usuárias do Sistema Único de Saúde – SUS, principalmente aos pacientes da saúde mental, em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. “Já há uma parceria da Secretaria de Saúde com a Unipacs em outros cursos, como exemplo, o Curso de Enfermagem, e queremos, expandir esta parceria que é muito importante a nós e à comunidade”, observa Petry.

Segundo a vereadora Mônica, a iniciativa é de que os estágios previstos pelo curso de Massoterapia sejam realizados no CAPS, articulados pela clínica ampliada do SUS que é um programa que atua numa perspectiva de ação multidisciplinar, multitécnica onde há vários atendimentos, não somenteespecíficos em relação a médico / paciente, psiquiatra / paciente, mas envolvimentos com educadores físicos, artesãos e, nesse caso, massoterapeutas.

“O CAPS disponibiliza toda a estrutura e equipamentos necessários e o que faltam são os recursos humanos, parceria que estamos estabelecendo com a Unipacs para ser efetivada ainda este ano, onde os estudantes do curso de Massoterapia vão fazer os estágios no CAPS, atendendo os pacientes que estão em tratamento em saúde mental”, destaca Mônica. “É uma proposta extremamente inovadora em nossa cidade, que nasceu através de uma conversa com os técnicos do CAPS e teve todo apoio do secretário Petry e do prefeito Tito. Que possa servir de exemplo para o resto da região, pois todas as terapias alternativas melhoram e aceleram a recuperação dos pacientes, o que é comprovado cientificamente”, esclarece Mônica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Destaques


Cidades 1 dia atrás

Obras na ponte do Rio dos Sinos provocam bloqueio da ERS-020

Trânsito na ERS-020 ficará em meia-pista e haverá bloqueio total até terça-feira (10) [...]

Saúde

Saúde 1 mes atrás

Termina nesta semana pesquisa do Hospital de Parobé

O Hospital São Francisco de Assis promove uma pesquisa para colher impressões sobre a instituição [...]

Saúde 1 mes atrás

Hospital Bom Pastor amplia atendimentos pelo IPE

A partir de agora o hospital oferece obstetrícia e mais serviços [...]

Saúde 1 mes atrás

Campanha nacional contra o sarampo

Saiba quais os locais de vacinação de sua cidade [...]