Logo Lêaí

Prefeitura de Taquara adota sistema de câmeras corporais

A iniciativa pretende aumentar a confiança da população e a redução do número de reclamações

Os agentes fiscais de trânsito estão, desde a semana passada, munidos de câmeras corporais durante o expediente externo. As câmeras corporais - conhecidas como “Body Cams”, fornecidas pela empresa DITEC Smart Solutions, se destacam pela resistência a impactos e por uma autonomia de mais de 10 horas de gravação, com imagens em alta definição.


 Dentre os objetivos destacados pela Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (SSTMU) de Taquara estão o de aumentar a confiança da população, a redução do número de reclamações, a diminuição de comportamentos antissociais pela possibilidade de gerar imagens e informações em áreas não cobertas por outros sistemas de vídeo monitoramento fixos, assim como, melhorar a atuação dos agentes de trânsito ao permitir a revisão de imagens de incidentes e propiciar treinamentos específicos, conforme destaca o secretário da SSTMU, Rafael Mateus da Rosa. 
 “Ao final do expediente, o agente trás a câmera até a central na secretaria e faz o download das imagens, as quais poderão ser acessadas somente por pessoas autorizadas com login e senha. Este material fica armazenado à disposição da secretaria, bem como da justiça em caso de necessidade probatória nos inquéritos”, informa Rafael. 

 Segundo o secretário, esta iniciativa foi possível graças a toda a reformatação do estacionamento rotativo pago na área central do município, que hoje é administrado pelo CONSEPRO (Conselho Pro Segurança Pública Taquara) numa parceria com a Administração Municipal. A parceria prevê, que feita a arrecadação e após pagas todas as despesas e impostos, os lucros sejam devolvidos à comunidade na forma de bens e serviços. 
 “A tecnologia tem avançado muito nos últimos anos, assim como as soluções que, por meio dela, podem agregar mais eficiência e transparência às organizações, e Taquara precisa acompanhar. 

Este expediente já é utilizado pelos agentes de trânsito da Prefeitura de Gravataí, assim como toda a polícia militar de Santa Catarina, trazendo grandes benefícios para toda a sua população, que é o que queremos para toda a nossa gente", reitera o secretário.

prefeitura-de-taquara-adota-sistema-de-cameras-corporais-1

Foto: Divulgação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Destaques


Gastronomia 12 horas atrás

Dez empreendimentos são finalistas em prêmio de gastronomia

Revista Sabores do Sul reconhece desde 2007 os melhores nomes e empreendimentos da gastronomia gaúcha. Canela teve destaque nesta edição [...]

Economia 17 horas atrás

Confiança do industrial gaúcho estabiliza em patamar elevado

ICEI-RS divulgado pela FIERGS alcançou 64,9 pontos em outubro [...]

Segurança

Segurança 3 semanas atrás

Corpo de Bombeiros de Taquara recebe novo caminhão-tanque

Veículo foi adquirido através de parceria da Prefeitura com o Governo Estadual, num investimento de R$ 1 milhão [...]

Segurança 2 meses atrás

Caminhão invade casa no Vale do Sinos

Falta de segurança em cruzamento causa segundo acidente em oito dias [...]

Segurança 9 meses atrás

Homem mata mulher e comete suicídio

Crime aconteceu em Parobé, neste domingo [...]